Guajará-Mirim, 27 de Abril de 2024

Secretário de Cultura de Guajará Mirim se reúne com IPHAN em Brasília para discutir restauração do Museu Histórico

Em uma importante reunião ocorrida nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o Secretário de Cultura de Guajará Mirim, Ricardo Maia, esteve em Brasília em encontro com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Secretário de Cultura de Guajará Mirim se reúne com IPHAN em Brasília para discutir restauração do Museu Histórico Foto de Divulgação / Crédito Coordenadoria de Comunicação Social da PMGM
Em uma importante reunião ocorrida nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o Secretário de Cultura de Guajará Mirim, Ricardo Maia, esteve em Brasília em encontro com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O foco principal da discussão foi a busca por soluções para a restauração do Museu de Guajará Mirim, um patrimônio histórico do Estado de Rondônia.
 
 
Desde que assumiu a pasta da Secretaria de Cultura, o Secretário Ricardo Maia tem se empenhado em encontrar alternativas para a revitalização do museu, que foi duramente impactado durante a enchente dos rios Mamoré e Madeira em 2014, resultando em sua desativação. A destruição do museu representou uma perda significativa para a história e identidade cultural da região.
 
A prefeita Raisa Bento, ciente da importância do Museu de Guajará Mirim como patrimônio histórico de Rondônia, colocou a questão como uma das prioridades para a gestão, instruindo o Secretário Ricardo Maia a buscar soluções em parceria com o IPHAN e a empresa Jirau Energia.
 
Uma determinação judicial estabeleceu que a Jirau Energia deverá contribuir como contrapartida para a restauração do Museu de Guajará Mirim, considerando a relevância cultural do espaço. A empresa, responsável por empreendimentos na região, será parte fundamental no processo de recuperação do patrimônio histórico.
 
 
Ao longo de seu mandato, o Secretário Ricardo Maia tem promovido diversas reuniões, tanto presenciais quanto online, envolvendo diferentes stakeholders e especialistas, buscando soluções viáveis e sustentáveis para a restauração do museu. A colaboração entre a prefeitura, IPHAN, Jirau Energia e demais envolvidos é crucial para garantir que o Museu de Guajará Mirim recupere sua importância como espaço cultural e educacional na região.
 
A expectativa é de que, com o comprometimento de todas as partes envolvidas, o Museu de Guajará Mirim possa ser restaurado e revitalizado, preservando a rica história local e proporcionando à comunidade e visitantes um local de aprendizado e apreciação cultural. O esforço conjunto evidencia a valorização do patrimônio histórico e o compromisso com o resgate da identidade cultural da região de Guajará Mirim.