Guajará-Mirim, 27 de Abril de 2024

MISSÃO CULTURAL IMPOSSÍVEL: QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS PRIORIDADES DA PREFEITA RAISSA BENTO?

MISSÃO CULTURAL IMPOSSÍVEL: QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS PRIORIDADES DA PREFEITA RAISSA BENTO, QUE FOI DETERMINADA AO SECRETÁRIO DE CULTURA RICARDO MAIA , PARA RENOVAR GUAJARÁ-MIRIM

MISSÃO CULTURAL IMPOSSÍVEL: QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS PRIORIDADES DA PREFEITA RAISSA BENTO? Foto de Divulgação / Crédito Coordenadoria de Comunicação Social da PMGM
MISSÃO CULTURAL IMPOSSÍVEL: 
 
QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS PRIORIDADES DA PREFEITA RAISSA BENTO, 
 
QUE FOI DETERMINADA AO SECRETÁRIO DE CULTURA RICARDO MAIA , 
PARA RENOVAR GUAJARÁ-MIRIM 
 
Ao assumir a secretaria de cultura de Guajará-Mirim, a Prefeita Raissa Bento definiu Três  missão ousada para seu Secretário de Cultura, Ricardo Maia. Considerada por muitos como uma "missão impossível", as três prioridades estabelecidas tinham como objetivo revitalizar a cultura e o patrimônio histórico da cidade.
 
Em abril de 2023, a Prefeita Raissa Bento e seu esposo, Antonio Bento, assumiram um compromisso audacioso ao nomear Ricardo Maia como Secretário de Cultura de Guajará-Mirim. A missão inicialmente vista como "impossível" tinha como propósito resgatar e revitalizar aspectos fundamentais da identidade cultural da cidade. Três prioridades foram estabelecidas, marcando o início de uma jornada desafiadora.
 
1. Reforma do Bumbodromo: Um Resgate Urgente
 
O Bumbodromo, abandonado por mais de seis anos, foi a primeira prioridade. Sob a liderança incansável do Secretário Ricardo Maia, a reforma foi concluída com sucesso em tempo recorde. O local, agora renovado, tornou-se um espaço vibrante para manifestações culturais, celebrando a rica herança folclórica da região.
 
2. Resgate do Festival Folclórico Duelo na Fronteira: O Maior de Todos os Tempos
 
A segunda prioridade concentrou-se no resgate do Festival Folclórico Duelo na Fronteira, paralisado por seis anos. A ação determinada da Prefeitura e do Secretário de Cultura resultou na revitalização do festival, que não apenas retornou, mas alcançou status inédito, sendo considerado o maior de todos os tempos. A comunidade testemunhou a renovação de suas tradições e a reafirmação de sua identidade cultural.
 
3. Restauração do Museu de Guajará-Mirim: Uma Empreitada Crucial
 
A terceira prioridade, e a restauração do Museu de Guajará-Mirim, apresentou desafios substanciais. O museu, abandonado por mais de oito anos, é uma empreitada desafiadora, mas crucial para a preservação da identidade histórica da cidade. 
 
A Jirau Energia, por determinação judicial, tem a obrigação de compensar a restauração do Museu de Guajará-Mirim, o que desencadeou uma série de reuniões entre o Secretário de Cultura, Ricardo Maia, o IPHAN e representantes da Jirau Energia.
 
O projeto de restauração, elaborado pelos engenheiros da Jirau Energia, foi apresentado à Prefeita Raissa Bento e aprovado pela Prefeitura de Guajará-Mirim e pelo IPHAN de Rondônia. No entanto, a necessidade de ajustes na escada do Museu exigiu uma adaptação, que os engenheiros já realizaram. A nova versão do projeto será apresentada para aprovação em 31 de janeiro de 2024, antes de ser submetida novamente ao IPHAN de Brasília.
 
Com a aprovação final, a Jirau Energia abrirá o processo de licitação, marcando o início efetivo da restauração do Museu. Enquanto isso, esforços intensivos estão sendo direcionados para a delicada tarefa de retirar o acervo do Museu de Guajará-Mirim.
 
Em uma parceria estratégica com a Universidade Federal de Guajará-Mirim, o Professor Gabriel e a equipe de museólogos da instituição estão colaborando no planejamento e execução da retirada e armazenamento do acervo. Essa ação está programada para ocorrer em fevereiro de 2024, seguindo todas as normativas do IPHAN e envolvendo órgãos como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança e o cuidado adequado durante o processo.
 
Ricardo Maia, em sua incansável busca por soluções, ressalta a importância de todos os envolvidos nesse processo, desde a comunidade até as instituições parceiras. A restauração do Museu de Guajará-Mirim está agora mais próxima do que nunca, e, com os esforços conjuntos, a cidade se prepara para testemunhar a ressurreição desse importante marco histórico e cultural.

Galeria de Fotos

* Clique na foto para ampliar