Guajará-Mirim, 27 de Abril de 2024

Prefeita Mary exonera Procuradora mais atuante do Município

A recém empossada como Prefeita Interina do Município de Guajará Mirim Mary Granemann exonerou, nesta segunda feira, a Procuradora Geral de Guajará Mirim, a advogada Dra. Ane Albuquerque.

Prefeita Mary exonera Procuradora mais atuante do Município Foto de Divulgação / Crédito Assessoria
A recém empossada como Prefeita Interina do Município de Guajará Mirim Mary Granemann exonerou, nesta segunda feira, a Procuradora Geral de Guajará Mirim, a advogada Dra. Ane Albuquerque. 
 
Conhecida como uma das melhores advogadas do estado de Rondônia, a Dra Ane Albuquerque, advogada especialista em Direito Público Constitucional, Administrativo e Tributário foi nomeada em junho de 2022 pela prefeita (temporariamente afastada) Raissa Bento para atuar na Procuradoria Geral de Guajará Mirim. Como a advogada tinha apenas 27 anos, Ane era então a procuradora mais jovem do estado. 
 
Ane alcançou grande notoriedade em todo o Estado quando desenvolveu o novo formato jurídico para realização do Festival Folclórico Duelo na Fronteira que estava há 7 anos sem acontecer por problemas judiciais e de prestação de contas, no qual foi elevado a patrimônio cultural imaterial do estado de Rondônia em setembro de 2023, fazendo parte da comissão organizadora do Festival que resultou na arrecadação de mais de 2 milhões de reais em favor do município. 
 
Além disso, a Dra. Ane atuou em mais de 1600 processos judiciais defendendo os interesses do Município. Ao ser nomeada, Ane avocou os principais processos de grande complexidade e revisou inúmeros destes considerados “perdidos”, recorrendo as instâncias superiores e revertendo prejuízos que alcançavam cifras de milhões em favor do município de Guajará Mirim.
 
Ane abriu mão de exigir suas gratificações que lhe eram concedidas por lei (produtividade, exclusividade e especialização) por mais de um ano para gerar economia aos cofres públicos. 
 
Por seu relevante trabalho pela cultura, também foi reconhecida por decreto legislativo promovido pela Câmara Municipal com o título de “Embaixadora do Folclore”, ao lado de seu melhor amigo Ricardo Maia (Ricardinho Tô na night), secretário de cultura. 
 
Dra. Ane também foi nomeada Presidente da Comissão de Cultura da OAB Rondônia via portaria expedida pelo presidente da OAB Dr. Márcio Nogueira, em reconhecimento por sua atuação no resgate do maior festival folclórico do estado. 
 
A advogada ainda ostenta uma série de serviços relevantes à sociedade, como ter sido autora do 1 Compilado de Leis de Defesa do Consumidor de Rondônia, que fora realizado e disponibilizado pelo governo durante seu trabalho no Procon entre os anos de 2020-2022; palestrou em diversas conferências como Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conferência da Saúde e Conferência Municipal/Intermunicipal/Estadual de Cultura; se voluntariou para trabalhar a serviço da Justiça Eleitoral, etc. 
 
Em dezembro de 2023, a Dra Ane foi eleita como Delegada para representar o Estado de Rondônia na Conferência Nacional da Cultura que será realizada em Brasília/DF em março de 2024. 
 
Ficha limpa, a advogada não responde a nenhuma acusação, nem sofre nenhuma investigação, agindo sempre com transparência e em consonância com as leis. 
 
Ou seja, apesar de estar bem assessorada, ao exonerar a Procuradora Geral, a atual prefeita terá um grande desfalque em seu corpo jurídico que poderá resultar em dificuldades. 
 
Ane é afilhada do ex Deputado Estadual Dr Neidson e é querida pelo atual Governador Marcos Rocha e mantém amizade muito próxima com o Deputado Estadual Alan Queiroz e com os secretários estaduais Júnior Lopes (Sejucel) e Pastor Gilvan (Setur). 
 
Segundo informações, a atual prefeita insistiu muito e ofertou inúmeras propostas para que Ane permanecesse, oferecendo a secretaria de cultura, tendo sido recusado por sua fidelidade a prefeita Raissa Bento e ao ex secretário Ricardo Maia e também por ter recebido propostas para fora do estado. 
 
Dra. Ane Duran de Albuquerque é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, pós graduada em Direito Público Constitucional, Administrativo e Tributário pela Faculdade Focus de Cascavel/PR, Embaixadora do Folclore, Advogada e Presidente da Comissão de Cultura da OAB Rondônia, Delegada eleita representante da Cultura do Estado de Rondônia.

Galeria de Fotos

* Clique na foto para ampliar